sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

O FEUDALISMO





Apesar do senso comum, nem sempre o mundo foi capitalista. Na verdade, esse modo de produção tem aproximadamente 250 anos apenas.Um dos sistemas que vigorou anteriormente, foi o feudalismo, um sistema social-econômico que se tornou dominante na Europa entre o século XI e XIII. 

A economia feudal tinha por base uma produção agrária, praticamente autossuficiente. O proprietários de terra eram os senhores feudais, o alto clero e os chefes tribais - a elite da sociedade da época. Ou seja, quando vemos alguma representação gráfica daqueles príncipes todo empavonados, estamos, na verdade, diante de um fazendeiro que gosta de rezar bastante.

A unidade econômica de produção, era o feudo, que se dividia em três partes: as terras arrendadas aos camponeses (manso servil), as terras do nobre, que continha o castelo fortificado (manso senhorial) e as terras coletivas (manso comunal), nas quais os animais e homens podiam circular livremente - pastos e florestas.


A aristocracia era financiada pelo imposto, que muitas vezes era pago em alimentos ou trabalho, e a igreja pelo dízimo. O feudalismo declina com as Cruzadas, que reanimam a rota de comércio do Mediterrâneo, o que logo traz pestes, êxodo rural, fome, distúrbios e repressão. Logo, os inúmeros feudos europeus vão começar a guerrear entre si e a Europa vai sofrer uma enorme transformação social. #historiamundial #diplomatasdesealand

Nenhum comentário:

Postar um comentário